Qual a importância da queda da taxa Selic
- ANTONIO RIBEIRO
- 15 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2024
Para os Consumidores, Investidores e incorporadores imobiliários.

Apesar dos cortes consecutivos na taxa Selic nos últimos sete meses, que chegou a 10,50% ao ano, o mercado de crédito ainda não refletiu essa redução nos custos do financiamento imobiliário. Segundo especialistas, o mercado de crédito imobiliário tem um certo "delay". Quando a Selic sobe, ele sobe mais bruscamente, mas quando cai, demora um pouco mais para se sentir o reflexo da queda.
Agora porque isto acontece?
A lentidão em refletir a redução da taxa Selic nos custos do financiamento imobiliário se deve ao tipo de recurso usado para financiar os empréstimos. Basicamente, esse recurso vem de duas fontes: Poupança e títulos de crédito incentivados, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíeis Imobiliários (CRI) e Letra Imobiliária Garantida (LIG), sendo que Poupança sofre um impacto direito negativamente com a queda da Selic
O que diz os especialistas do mercado sobre a queda da Selic
Segundo a maioria dos especialistas, o que realmente importa para decidir se as taxas vão subir ou não, não é a Selic em si, mas os juros futuros. Esses juros futuros mostram como a Selic pode ficar lá na frente, a longo prazo. Então, é importante ficar de olho na tendência dos juros futuros.
Queda da Selic e o Mercado Imobiliário
Os cortes na taxa básica de juros, iniciados em agosto de 2023, ainda não impactaram os juros do financiamento imobiliário. A Selic caiu de 13,75% para 10,50%, com a expectativa de atingir 9% ao final de 2024, mas os empréstimos para compra de imóveis não devem ficar significativamente mais baratos. A projeção indica que os juros podem chegar a 8% ao ano em 2025, possivelmente reduzindo os juros dos financiamentos imobiliários. Analistas concordam que a continuidade dessa tendência beneficiará o mercado imobiliário, com bancos financiando mais projetos a taxas menores.
Queda da Selic para: Setor Imobiliário, Clientes, Investidores e Corretores de Imóvel
A queda cria oportunidades para diversos perfis veja alguns deles:

Comments